fbpx
Pular para o conteúdo

Jet ski (moto aquática): dicas de manutenção e conservação

No post anterior passamos algumas dicas de manutenção para lanchas, com informações importantes sobre conservação, revisão e equipamentos de segurança. Nesse post vamos falar sobre como manter o seu jet ski em ordem e evitar dores de cabeça e decepções na hora de sair com ele para a água.

 Aproveite a estrutura da Palmas Marinas com galpão coberto e protegido da chuva e do sol para checar os detalhes seu jet com conforto e segurança.

 Bateria

Caso sua moto aquática fique parada por longos períodos, cheque se ela está ordem utilizando um voltímetro. Caso seja necessário efetuar uma carga, procure utilizar uma bateria de mesma amperagem para evitar danos no sistema elétrico do seu equipamento.

 Combustível:

Abasteça sempre em postos de confiança e dê preferência às gasolinas premium (alta octanagem), para garantir o bom funcionamento do motor. Esgote o combustível do tanque caso o jet fique parado por mais de 15 dias, para evitar que os bicos injetores entupam.

 

Caso não seja possível retirar totalmente o combustível, procure ligar sua moto aquática a cada duas semanas mesmo fora da água para que o motor em funcionamento lubrifique as peças corretamente.

 Velas:

Caso você note que seu jet está com falhas no motor ou potência reduzida, as velas podem estar comprometidas. Cheque no manual do fabricante qual o período ideal para a troca destes componentes.

 Óleo do motor:

O manual do fabricante indica qual o período recomendado para a troca de óleo, mas caso você note que o nível está baixando mais rápido do que de costume, procure um mecânico para avaliar se há vazamentos ou consumo excessivo. Lembre-se também de substituir o filtro a cada troca de óleo.

 Limpeza:

Sempre que retornar do passeio, use uma esponja macia com água e detergente neutro para lavar o seu jet externamente. Faça também a limpeza das partes internas para evitar acúmulo de areia, lama e outros resíduos e utilize um spray lubrificante nas partes metálicas, componentes elétricos no compartimento do motor e partes expostas do sistema de bombeamento. Aqui na Palmas Marinas sempre realizamos a lavagem simples a cada retorno do Lago de Palmas.

 Transporte:

Não adianta investir em uma máquina de última geração e negligenciar o transporte escolhendo uma carreta inadequada. Verifique se o tamanho do reboque está de acordo com o tamanho do seu jet, prenda-o bem utilizando preferencialmente cintas do tipo catraca e cheque se a calibragem dos pneus está correta.

 Essas foram apenas algumas dicas gerais, lembre-se sempre de consultar seu mecânico de confiança e tenha o manual do fabricante sempre em mãos para consultas.

 

 Conte também com a equipe da Palmas Marinas para lhe auxiliar no que for preciso.