fbpx
Pular para o conteúdo

Conheça a história da criação de Palmas, a capital do Tocantins

por Alexandre Koda

Aqui no blog da Palmas Marinas já falamos sobre a história do Lago de Palmas, um importante polo turístico para a região, e agora vamos falar sobre a criação da nossa cidade.

Lançamento da Pedra fundamental da cidade. Foto: Márcio Di Pietro

Em 2022 Palmas celebra 32 anos de existência, sendo a capital mais jovem do Brasil.

Palmas foi fundada em 20 de maio de 1989, apenas sete meses após a criação do estado do Tocantins, depois da transferência da capital provisória Miracema.

O objetivo do então governador Siqueira Campos era criar uma cidade que pudesse se tornar um polo de irradiação de desenvolvimento econômico e social do estado.

Localização da Pedra Fundamental atualmente.

O nome Palmas foi escolhido para homenagear a comarca de São João da Palma (hoje Paranã), criada durante o período da Monarquia no Brasil após anos de luta para se emancipar de Goiás e criar o estado do Tocantins. A grande quantidade de palmeiras na região também contribuiu para a o nome da cidade.

Ponte Fernando Henrique Cardoso. Foto: IBGE


Depois de lançada a pedra fundamental da cidade, o desafio foi iniciar a criação da capital e organizar acomodações para secretários de Estado, desembargadores, conselheiros de Contas e promotores de Justiça que seriam os responsáveis por instalar, de fato, a cidade.

O dia a dia era complicado, pois não havia energia elétrica, água encanada e nem lojas de material de construção.


Enquanto as residências eram construídas, os servidores dormiam em alojamentos instalados no atual prédio da OAB-TO e da sede dos Correios e faziam as refeições no “bandejão”, onde hoje está o Senai/Cetec. De acordo com Cleiton Lima Pinheiro, que aos 15 anos acompanhou o nascimento da cidade, o primeiro restaurante foi da Sônia, nas proximidades da UPA Norte. O servidor público contou ainda em entrevista ao site da Prefeitura de Palmas, que nos primeiros seis meses de criação do município, havia um decreto de Lei Seca proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas.

Vista aérea da cidade. Foto: arquivo Prefeitura de Palmas.


As sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal foram inicialmente instaladas em um prédio onde hoje é o Parque Cesamar, mas alguns meses mais tarde foi inaugurado o Paço Municipal na Praça do Bosque dos Pioneiros. Em meados de 1993, após a independência financeira do governo do Estado, a Prefeitura iniciou a construção de valas para a água encanada, foram loteadas novas quadras para os servidores e moradores e foi construída a Praia da Graciosa.


Assim como acontece na capital federal Brasília, em Palmas os endereços possuem várias siglas correspondentes às zonas de uso.

A Palmas Marinas se localiza na ALC-SO, 55, ou seja, Área de Lazer e Cultura Sudoeste, número 55 (conjunto 01).


Algumas pessoas acreditavam que Palmas demoraria a crescer, mas o primeiro Censo mostrou que em 1991, apenas dois anos após o lançamento da pedra fundamental, a cidade contava com 24,3 mil moradores.

A Palmas Marinas tem localização privilegiada à beira do lago.

Desde então, a contagem populacional não parou de crescer e atualmente estima-se que sejam mais de 300 mil habitantes.
Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada, possui a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro e tem um crescimento econômico 8,7% maior do que o índice nacional e do estado.


A Palmas Marinas parabeniza a capital pelos seus 32 anos e convida todos os proprietários de barcos e jets a conhecerem nossos serviços.


Entre em contato e solicite um orçamento: (63) 99130-0000.