fbpx
Pular para o conteúdo

A importância de contratar um seguro náutico para o seu barco

É comum nos depararmos no Lago de Palmas com embarcações sem seguro náutico ou com a apólice vencida. Mas por que é importante segurar seu patrimônio?

Em geral, os sinistros acontecem durante a navegação, mas também podem ocorrer problemas enquanto o barco está atracado ou guardado. Aqui na Palmas Marinas tomamos todas as precauções para evitar acidentes ou incêndios, mas eles podem acontecer e você precisa estar protegido.

De acordo com o Fórum Internacional de Investigadores de Acidentes Marítimos, evento que contou com participação da Marinha do Brasil, muitas vezes os acidentes são causados por procedimentos operacionais falhos, fadiga de material, falha humana e força da natureza. Até abril de 2016, o Seguro Obrigatório para Embarcações (DPEM) era cobrado pelos órgãos de fiscalização, mas com o fim da obrigatoriedade o seguro particular se faz ainda mais necessário.

O valor do seguro, ao ano, custa entre 0,04% e 2% do valor total da embarcação, variação determinada por fatores como acessórios embarcados, histórico de sinistros do segurado e o local de navegação. As seguradoras levam em consideração itens como:

– Tipo e valor da embarcação

– Especificações da embarcação (comprimento, ano de construção, motorização e o material do casco)

– Local de guarda (marina, poita, garagem etc.)

– Área de navegação

A Palmas Marinas oferece um hangar 100% coberto e fechado nas laterais, protegendo sua embarcação da chuva, sol forte e poeira, o que certamente será levado em consideração pela seguradora na hora de cotar a apólice. Ao escolher nossos serviços, você também valoriza o seu patrimônio na hora da revenda.

O seguro náutico pode oferecer uma cobertura básica com perda total ou parcial, assistência 24 horas, roubo ou furto e perímetro de navegação nacional. Também é importante se certificar que a apólice cubra casco, motor e rabeta do motor, além da remoção de destroços, sejam eles do casco do segurado ou de embarcações de terceiros. 

No entanto, é importante ficar atento ao que o seguro não cobre, como alteração nas características originais da embarcação, defeitos de fabricação, falta de equipamentos de segurança obrigatórios e danos causados por pessoas não habilitadas.

 

No Brasil temos diversas empresas que realizam seguro náutico, então vale a pena pesquisar para garantir o melhor custo-benefício e navegar com tranquilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *