fbpx
Pular para o conteúdo

Barcos e seus nomes curiosos: de onde vem a tradição de nomeá-los?

Aqui na Palmas Marinas temos diversos nomes curiosos de barcos, como Pretinhass, Holandês Voador, Brothers, Florzinha, Nômades, Bicho Clube, Ousada, Dificuldade, Black Star, Black Bird, Sparta e Rebote. Mas de onde vem a tradição em batizar embarcações?

A história conta que egípcios, gregos e romanos nomeavam os barcos como forma de agradar os deuses, afastar a má sorte e garantir viagens tranquilas. Na Grécia e Roma os navegadores também ofereciam uma bebida aos deuses para afastar a má sorte, tradição que se perpetua até hoje com o batismo de navios com champagne.

Já na época do cristianismo, os nomes eram homenagens a santos, como as naus portuguesas São Rafael, Santo Antônio e a famosa São Gabriel, comandada por Vasco da Gama e possivelmente por Pedro Álvarez Cabral ao descobrir o Brasil. Atualmente, alguns proprietários nomeiam seus barcos com substantivos femininos, o que seria uma forma de encarar o mar como uma mãe que protegerá a viagem e as embarcações.

Se você vai adquirir um barco novo e está em dúvida sobre qual nome colocar, confira algumas dicas:

– Escolha um nome curto: além de provocar maior impacto em quem ouve ou lê, fica mais fácil soletrá-lo no rádio em casos de emergência.

– Tenha várias opções na manga: leve em conta que se já houver outra embarcação registrada com o nome que você escolheu, será necessário utilizar o numeral II, III, etc. Se você escolher o nome Palmas Marinas e já existirem outras duas embarcações com esse registro, por exemplo, você terá que utilizar Palmas Marinas III.

– Procure referências que você goste: que tal homenagear seu time do coração ou algum personagem do seu filme preferido. Skywalker, Batgirl, Vader e Yoda, por exemplo, cairiam muito bem como nomes para o seu barco.

– Superstição: existe um lema entre os navegadores que diz que, para rebatizar uma embarcação, é necessário apagar todos os registros escritos do antigo nome e fazer uma homenagem aos deuses com vinho e champagne para oficializar a nova escolha.

– Familiares e pessoas queridas: é muito comum vermos barcos com nomes de filhos (a), maridos, esposas e outras pessoas queridas.

 

Agora queremos saber: como você escolheu o nome da sua embarcação? Deixe nos comentários aqui embaixo.