Dicas e cuidados para navegação fluvial no Lago de Palmas
Assim como a navegação marítima, a fluvial também oferece riscos e é necessário atenção máxima para evitar acidentes. Confira algumas dicas da equipe da Palmas Marinas com informações coletadas com as Capitanias Fluviais.
Em dias de chuva e tempestade a navegação não é recomendada, mas se o mal tempo te pegar no meio do caminho, procure abrigo imediatamente nas margens do lago. Ventos fortes podem virar a embarcação, então solicite aos passageiros e tripulantes que vistam o colete-salva vidas.
Fique atento à presença de banhistas e reduza a velocidade nas proximidades das margens do lago para evitar atropelamentos. Antes de ligar o barco ou acelerar, certifique-se de que todos os passageiros estão sentados e em segurança.
Nunca exceda a capacidade máxima do barco, distribua o peso dos ocupantes para deixá-lo mais equilibrado e certifique-se de que há coletes salva-vidas em número suficiente para todos. Cheque sempre a bateria, o nível do combustível e reduza a velocidade em caso de navegação noturna.
O Lago de Palmas possui vários troncos da vegetação original da área que foi alagada após a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. Isso deixa o local com vários “palitos” e troncos expostos na superfície que podem causar acidentes, então fique sempre atento ao navegar.
Existe um projeto em andamento para a retirada destes galhos e da criação de uma carta náutica para garantir a segurança do tráfego aquaviário.
Antes de sair com seu barco, avise a equipe da Palmas Marinas ou algum conhecido em terra sobre o seu itinerário.
Conte conosco para o que precisar. Estamos sempre à disposição pelo (63) 99130-0000.