fbpx
Pular para o conteúdo

Planta Batimétrica do Lago de Palmas vai favorecer o turismo da região

 A Palmas Marinas poderá se beneficiar deste novo documento

No início de março de 2023, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins entregou para o Governo do Tocantins a Planta Batimétrica da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, documento que informa a profundidade de uma determinada massa de água. Com essa informação exata em mãos, a população vai ter conhecimento de forma mais detalhada de vários pontos do lago, o que pode gerar um aumento na procura pelos serviços da Palmas Marinas.

Imagem que mostra a presença de troncos de árvore no Lago de Palmas, onde está a Palmas Marinas
Na Palmas Marinas alertamos sobre bancos de areia, troncos e galhos no Lago. Foto: Fernando Alves/ Prefeitura de Palmas.

A existência de uma Planta Batimétrica influencia positivamente a navegação, já que contribui para a segurança e eficiência no tráfego de embarcações. Além disso, determina uma melhor tomada de decisão e o acompanhamento de obras de dragagem, possibilitando uma correta retirada dos sedimentos do fundo do leito.

O vice-almirante Vicente de Alvarenga, comandante do 7º Distrito Naval, afirma que a partir de agora muitas obras poderão ser feitas na região para melhorar o fluxo fluvial no Lago de Palmas. Hercy Filho, secretário estadual de cultura e turismo do Tocantins, destaca que a Planta produz uma “fotografia” de profundidades no decorrer dos corredores de navegação e de exercícios de esportes náuticos, o que vai contribuir para que a população e turistas desfrutem das belezas do Lago com segurança.

Na Palmas Marinas a gente sempre alerta os clientes sobre a existência de diversos bancos de areia na extensão do Lago de Palmas, além de troncos e galhos de árvore que foram mapeados junto com as diferentes profundidades. A partir daí, poderão ser feitas obras para melhorar o tráfego de embarcações e ampliar o lazer.

Para realizar a elaboração da Planta Batimétrica, a Marinha utilizou 352 horas de sondagem, totalizando 45 dias de água, cobrindo uma área de 151 quilômetros quadrados.

A elaboração da Planta foi viabilizada em 2022 pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação com a Marinha na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins.

Lembramos que a equipe da Palmas Marinas está sempre à disposição para te ajudar no que for preciso e prestar informações sobre a navegação no Lago de Palmas.