fbpx
Pular para o conteúdo

Prevenção e monitoramento de febre maculosa em Palmas

A Prefeitura de Palmas está atenta aos casos de febre maculosa que aconteceram na cidade de Campinas (SP), motivo que levou a esse texto no blog da Palmas Marinas. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) têm intensificado as medidas de vigilância e prevenção, principalmente no Parque Cesamar, um dos pontos turísticos da Capital.

A febre maculosa ocorre quando carrapatos infectados pela bactéria do gênero Rickettsiac permanecem por mais de quatro horas aderidos ao corpo humano. O Parque Cesamar fica a cerca de 6 km da Palmas Marinas e por lá há circulação de carrapatos por se tratar de ambiente de mata fechada e grande circulação de capivaras, que podem ser hospedeiros deste pequeno aracnídeo.

O Parque Cesamar fica a cerca de 6 km da Palmas Marinas
No parque há há circulação de carrapatos.

A Semus, em conjunto com a FMA, possui um plano de prevenção e controle para estudo de manejo das capivaras e para pesquisa acarológica no Parque Cesamar. Além disso, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), órgão da Semus, realiza monitoramento contínuo para avaliar a presença e a extensão da infestação de carrapatos no parque. Devido à ocorrência da febre maculosa em outras regiões do país, este monitoramento passará a ser realizado mensalmente.

A Prefeitura salienta que frequentemente existe a coleta e envio de amostras biológicas para diagnóstico laboratorial da raiva e febre maculosa em capivaras que vierem à óbito sem causa esclarecida. Até o momento da publicação deste texto no Blog da Palmas Marinas, nenhum dos carrapatos analisados havia testado positivo para as doenças.

O controle dos carrapatos também é realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, que realiza limpeza diária do espaço, especialmente nas áreas de maior circulação. Outra medida já realizada é a manutenção da altura nas áreas de gramado e aceiro da vegetação em torno da pista de caminhada, além de ações educativas e coleta de amostras de carrapatos no ambiente para identificação taxonômica das espécies encontradas.

Entretanto, por haver a presença desse parasita na área, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Semus aconselha o uso de roupas claras e repelentes específicos contra carrapatos. Ao chegar em casa, vistoriar o corpo de todos que visitaram o local, especialmente crianças.

Febre maculosa

A febre apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça intensas, erupção cutânea e complicações em órgãos internos. É importante buscar atendimento médico ao apresentar sintomas suspeitos após exposição a carrapatos. Os carrapatos que atuam como vetores da febre maculosa são conhecidos como carrapatos-estrela (Amblyomma spp.) e podem ser encontrados em áreas rurais e de mata.