Lago de Palmas é boa opção para prática de birdwatching
Os frequentadores do Lago de Palmas que gostam de observar aves podem usar a Palmas Marinas como ponto de partida para fotografar diversos pássaros típicos da nossa região. O birdwatching, ou a observação de aves, é um tipo de ecoturismo que vem ganhando cada vez mais força na nossa região.
Por terra o acesso aos locais de incidência das aves pode ser complicado, então sair de barco para explorar é uma ótima pedida. De acordo com informações do Governo do Tocantins, 650 das 1.919 espécies catalogadas no Brasil podem ser encontradas no estado.
Em um registro raro feito em abril de 2023, uma espécie norte americana de gaivota foi encontrada na Praia dos Arnos, bem pertinho da Palmas Marinas. Trata-se da gaivota-alegre (Leucophaeus atricilla), que costuma migrar para a América do Sul fugindo do inverno lá cima e que resolveu fazer uma parada para curtir o calor de Palmas.
Em 2020, o Governo do Tocantins lançou o Guia de Campo – Aves do Tocantins, para auxiliar os observadores de aves na identificação de espécies durante as visitas de campo. O documento traz de forma ilustrada a incidência das diferentes espécies ao longo do nosso estado.
A região turística Serras e Lago, onde está localizada a Palmas Marinas, apresenta como aves correntes o pica-pau-de-barriga-vermelha (Campephilus rubricollis), rapazinho-carijó (Bucco tamatia), arara-canindé (Ara ararauna), vira-folha-do-peito-vermelho (Sclerurus macconnelli), tucano-do-bico-preto (Ramphastos vitellinus), entre outras.
Se liga nas dicas da equipe da Palmas Marinas na hora de sair para fazer o avistamento de aves:
Observe o melhor horário: a maioria dos pássaros pode ser avistada durante a manhã e final de tarde.
Ao avistar uma ave fale baixo e evite ruídos excessivos para que elas não se assustem.
Observe os detalhes de cada espécie, como cores das penas, tamanho do corpo, do bico, forma e local de ocorrência.
Fotografe para comparar com o catálogo e grave os sons para diferenciar cada uma das espécies.
Lembre-se também de não alimentar as aves.
Boas observações!
Equipe Palmas Marinas.